Instruções Online - Sistemas Sincro Informática

Remessas Bancárias

ID do artigo: 61
Última atualização: 08 Dez, 2020

Remessas Bancárias são os procedimentos que permitem a automação dos pagamentos aos Cooperados através da preparação de arquivos no formato txt (texto) que identificam os beneficiados e informam aos Bancos os valores a creditar.

Cada Banco estabelece o formato do arquivo a ser gerado de forma a poder interpretar adequadamente as informações quando recebidas por seus próprios sistemas. O Sincro-Coop gera arquivos dentro dos padrões definidos pelos Bancos mais frequentemente utilizados.

Acesse menu: Financeiro/ Remessas Bancárias.

Nunca utilize esta sistemática sem obter uma prévia aprovação da instituição financeira para uma Remessa de Teste ou Simbólica, a fim de comprovar que todos os parâmetros utilizados estejam corretamente configurados.

Todos os Pagamentos Pendentes, ou seja, que ainda não foram liquidados, aparecem na listagem do lado direito, sendo que eles podem se originar dos seguintes procedimentos:

  • Fechamento da Folha de Produção.
  • Adiantamentos.
  • Distribuição de Fundos Convencionais.
     

Já do lado esquerdo estão todos os pagamentos que serão incluídos em uma remessa (pagamentos já liquidados no contas a pagar não serão exibidos). Para incluir na lista da esquerda, selecione o procedimento do lado direito e clique em Incluir Selec  

  • Para incluir mais de um Registro Pendente, basta selecionar e comandar 'Incluir Selec' para cada registro que se pretenda incluir. 

  • Para incluir Todos os Registros Pendentes em uma Única Remessa, basta acionar o comando 'Incluir Todos'.
     

Da mesma maneira, os comandos 'Excluir Selec' e 'Excluir Todos' retiram respectivamente todos os pagamentos do registro selecionado já incluídos no quadro de Remessa em Preparação.

  •  O comando 'Excluir todos' deverá ser utilizado quando, ao iniciar uma nova preparação, ainda existam pagamentos exibidos no quadro à esquerda, por não terem sido incluídos em outras Remessas realizadas anteriormente.

Todos os Cooperados de cada Registro de Pagamento, por exemplo de um fechamento, incluído na Área de Preparação participarão das Remessas quando as seguintes regras forem respeitadas:

  • Sua forma de pagamento corresponda àquela que for selecionada em cada Remessa.
  • Seus dados bancários tenham sido aprovados pela verificação do dígito, ou se opte por incluir todos os Cooperados, independente desta verificação (não recomendado).

Os comandos de Análises devem ser utilizados para confirmação dos Beneficiados, seus Dados Bancários e os Valores das Remessas.

  • O comando 'Contas a Pagar' é um acesso rápido a tela de Contas a Pagar, onde são exibidos os mesmos registros de Pagamentos Pendentes, e onde podem ser liquidados os pagamentos que não forem efetuados através das Remessas Bancárias.
  • O comando 'Remessas Pendentes' gera um relatório contendo todos os registros exibidos em Pagamentos Pendentes. Neste documento será informado o Cooperado, seus Dados Bancários, a Origem do Registro e o Valor Líquido do pagamento.
  • O comando 'Remessas Preparação' gera um relatório contendo todos os registros que estiverem incluídos em Remessa Preparação (quadro superior à esquerda). Da mesma maneira que o relatório anterior, este informará o Cooperado, seus Dados Bancários, a Origem do Registro e o Valor Líquido do pagamento. Este documento porém, informa apenas os Cooperados incluídos em Remessa Preparação.

Após definir quais serão os beneficiados da Remessa, ou seja, selecionando-se um ou mais Registros Pendentes, basta seguir os seguintes passos:

  • Selecionar a Conta Bancária da Cooperativa (que dará origem a esta Remessa) no campo 'Banco-Agência'.
  • Selecionar a forma de pagamento. Caso exista mais de uma para o(s) Registro(s) de Pagamentos Pendentes selecionados, deve ser gerada uma Remessa para cada forma de pagamento existente. 
  • Efetuar a definição das Datas para geração do arquivo. Esta definição demanda atenção especial tanto na 'data de crédito' para os beneficiados, como na 'data de débito' em c. corrente visto que, se alteradas após a geração do arquivo, não terão qualquer influência sobre o mesmo. 
  • Após estas definições, basta acionar o comando 'Gerar', que o arquivo de remessa será gerado e gravado no diretório Sin-Coop\ CoopBanco, do Computador Servidor.
  • Após seu processamento, proceda conforme a orientação do Banco correspondente para enviar o arquivo gerado pelo Sincro-Coop.

Caso haja profissionais com mais de um valor a receber, o sistema perguntará se deseja totalizar estes valores ou permanecer individualizado por fechamento. Selecione a opção que deseja.

Acionando o comando 'Detalhes' na parte direita da tela, será aberta uma janela de detalhes das Remessas já efetuadas,  possibilitando acesso a seus arquivos e relatórios.

  • Pela tela de Detalhes também será possível Excluir Remessas processadas no Sincro-Coop.

O Comando 'Ocultar' deve ser utilizado apenas nos casos em que após a implantação do Sincro-Coop, os registros de pagamentos (gerados por Fechamentos da Folha de Produção, Adiantamentos, e etc) não tenham sido liquidados através de Remessas ou pelo controle de Contas a Pagar.

  • Esta situação gera diversos registros que são exibidos constantemente na listagem de Pagamentos Pendentes.
     

Para que os registros antigos (que não se pretende utilizar) deixem de ser exibidos, basta acionar o comando 'Ocultar'. Este procedimento irá solicitar a Senha Interna de Nível 2  

  • Será aberta uma janela solicitando a confirmação do processo. Confirmando e acionando-se 'Ocultar' novamente, será aberto o calendário para a determinação da 'Data de Corte da Ocultação'.
     
  • Ao definir esta Data, a tela de Remessas exibirá apenas os registros de Pagamentos Pendentes gerados posteriormente a esta Data, enquanto que os registros anteriores a esta data Não serão exibidos.
  • Os registros anteriores Não serão Excluídos, eles continuam registrados no sistema e apenas passam a não ser exibidos na tela.
  • Para voltar a exibir um registro que estiver Oculto, basta acionar novamente o comando 'Ocultar', e definir uma nova Data, anterior a geração do registro pretendido. Todos os registros posteriores esta nova Data voltarão a ser exibidos.

OBS: Ao registrar as contas bancárias, já serão registradas a forma de pagamento (TED ou DOC), para alterar na hora de pagar, utilize os botões de TED para DOC ou DOC para TED.

Caso a conta bancária do cooperado seja alterada, ela deve ser alterada no cadastro de contas bancárias e depois atualizada no botão Atualizar Contas.

Este artigo foi..:   Foi útil | Não foi útil Comunica um problema


ID do artigo: 61
Última atualização: 08 Dez, 2020
Revisão: 4
Visualizações: 0
Comentários: 0
print  Imprime email  Inscreve email  Envia a um conhecido share  Compartilhe pool  Adiciona à pool comment  Adicione comentário
Anterior     Próximo
Remessas Bancárias       Administrativo